Estereótipo de vida, em promoção

  
     Reality show é um programa de televisão que expressa o cotidiano de pessoas comuns, ou seja, sem personagens ou efeitos, propõe a sobrevivência do indivíduo em determinado espaço.
     O portal wikipédia (2010) define o reality show como um tipo de programa popular no mundo inteiro, e aponta os diversos tipos de reality shows existentes, enfatizando o Big Brother como um dos programas de maior repercussão mundial. Segundo o site, "o protagonista se converte em um estrela, uma vez que uma das funções dos meios de comunicação é outorgar status".
     Mautner (2010) trata o reality show como um veículo de exposição pessoal e critica a necessidade de exposição vivida no século XXI, pois atualmente a exposição é vista como uma necessidade, como se apenas expondo-se você será realmente visto. E declara:
Acompanhamos  todos as fases: desde o mútuo
 conhecimento até a despedida, cada medo, cada
traição, cada saudade(...), não uma história mas vidas
sendo vividas.    
  
      Reality show, o grande "elevador da televisão mundial", afinal muitas pessoas se promovem através deste tipo de programa, em busca de fama e reconhecimento, por apenas ser mais um produto selecionado "a dedo" pelos donos da vitrina, para apenas demonstrar o dia-a-dia proposto para pessoas estranhas.
    Existem muitas pessoas que sobrevivem diariamente, durante anos, uma vida inteira. Enfrentam problemas superiores a uma prova do líder, enfrentam paredões diários contra si mesmos, muitas vezes se veem sem saída e, mesmo assim, superam. Será que vale dedicar atenção a meros manequins de uma vitrina que vende a "vida perfeita"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Search